Atualmente, os proprietários de terras estão se tornando cada vez mais interessados em usar créditos de carbono para ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que lutam contra as mudanças climáticas.

Esses créditos equivalem a uma tonelada de dióxido de carbono ou a quantidade equivalente de outras gases com efeito de estufa reduzidas, evitadas ou sequestradas.

Ao gerenciar seus terrenos de forma a reduzir a emissão de dióxido de carbono, os proprietários podem acumular créditos que podem depois vender a empresas que buscam compensar suas emissões.

Saiba mais: Plataforma TransparenC para desenvolver a Confiança nos Créditos de Carbono

Como usar e obter créditos de carbono por sua terra

Os proprietários de terras devem implementar práticas de gestão da terra sustentáveis, como reflorestamento e melhor gestão do solo, para que possam ser elegíveis para créditos de carbono.

Uma das maneiras mais populares de obter créditos de carbono como proprietários de terras é participar de um programa de plantio de árvores.

Essas ações melhoram significativamente a capacidade de sequestrar carbono da Terra.

Para obter créditos de carbono, organizações reconhecidas como organizações de normalização de carbono devem verificar tais práticas para garantir que elas atendem a critérios de armazenamento e redução de carbono específicos. Existem duas características principais.

Saiba mais: Regulação do Aumento dos Créditos de Carbono no Quênia

Os créditos de carbono devem reduzir as emissões de carbono

O processo de verificação das organizações de padrões de carbono demonstra a legitimidade e o impacto ambiental dos esforços de sequestro de carbono dos proprietários de terras.

O reconhecimento dos créditos de carbono no mercado depende dessa verificação. Sempre é importante que os proprietários de terras devem garantam que o carbono poupado não retorne à atmosfera por um longo período de tempo.

Existem vários caminhos abertos disponíveis para os proprietários de terras que desejam vender seus créditos de carbono. Cada um desses caminhos atende a uma variedade de escalas de operação e tipos de créditos.

Os proprietários de terras têm a capacidade de listar e vender créditos a compradores, incluindo empresas e indivíduos que buscam compensar sua pegada de carbono.

Os proprietários de terras também podem trabalhar com corretores ou agentes especializados em mercados de carbono para encontrar compradores, muitas vezes a um preço melhor ou com menos problemas.

Saiba mais: Investidores do Reino Unido demandam investimentos verdes

O projeto Mejurúa é um exemplo de como os créditos de carbono contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, ao mesmo tempo que incentiva as empresas a reduzirem suas emissões.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.