SLB adquire 80% da Aker Carbon Capture

Recentemente a Schlumberger, também conhecida como SLB, líder em serviços de campos petrolíferos nos Estados Unidos, anunciou a aquisição de uma participação majoritária na Aker Carbon Capture, empresa norueguesa. Este é um grande passo em direção à tecnologia de captura de carbono em escala industrial.

A fusão entre SLB e Aker Carbon Capture Holding (ACCH) significa que a SLB receberá 80% das operações da ACCH por NOK 4,12 bilhões, enquanto a ACC manterá uma participação de 20% na parceria. Esta mudança tem como objetivo apoiar os objetivos de descarbonização de ambas as empresas.

 

 

O acordo prevê que o negócio de captura de carbono da SLB será incorporado à nova entidade. Além disso, dependendo do desempenho do negócio, a SLB tem o direito de fazer pagamentos adicionais de até 1,36 bilhão de coroas norueguesas nos três anos seguintes.

A aprovação legal da transação está em andamento e deve ser concluída no segundo trimestre de 2024.

A cooperação entre a SLB e a ACC deve levar a melhorias na tecnologia, experiência e plataformas de entrega, transformando a forma como a captura e a utilização de carbono são feitas.

Saiba mais: SLB adquire participação majoritária na norueguesa Aker Carbon Capture por US$ 380 milhões

O CEO da SLB, Olivier Le Peuch, diz que é imperativo dimensionar as tecnologias de captura de carbono para atingir as metas globais de emissões líquidas zero.

O CEO enfatizou a importância de reduzir os custos de captura, que normalmente compõem entre 50 e 70 por cento dos custos totais de um projeto CCUS.

A SLB e a ACC têm o objetivo de acelerar a implementação de soluções de captura de carbono em setores que produzem altas emissões. Isso levará a uma mudança significativa na economia relacionada à captura de carbono.

A fim de conter o aquecimento global, o relatório de sustentabilidade da SLB de 2022 indica que é necessário reduzir as emissões de CO2e. A fim de defender a Terra, a SLB quer equilibrar as emissões nas próximas décadas com ações contínuas de carbono negativo líquido após 2050.

Além disso, o foco da SLB é o desenvolvimento de tecnologias CCUS que liderem o mercado. A cooperação com a Aker visa aumentar a escalabilidade e a eficiência das operações de captura de carbono, integrando plataformas baseadas na nuvem e sofisticados sistemas de simulação.

Saiba mais: Hong Kong quer impulsionar finanças verdes

A captura de carbono é essencial para um economia verde

A captura e armazenamento de carbono (CCS) reduz ou elimina as emissões de CO2, oferecendo aos emissores industriais uma maneira viável de descarbonizar suas emissões.

A BR ARBO acredita que ações de captura de carbono são essenciais para a transição para uma economia verde.

Dessa forma, o projeto liderado pelo empresário Gaetano Buglisi, busca capturar várias toneladas de CO2 presentes na atmosfera. Assim, diminuindo as mudanças climáticas.

A fusão da SLB e da Aker Carbon Capture abre uma nova era na captura industrial de carbono, impulsionada por um objetivo comum de um futuro mais sustentável.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.