Perspectivas Globais para o setor Aéreo

No 3 de junho, um relatório da International Air Transport Association (IATA) anunciou tendências positivas no setor aéreo.

Prevê-se que as emissões de CO2 da indústria aérea em 2024 atinjam 935 milhões de toneladas, refletindo o consumo de 374 bilhões de litros de combustível.

Como parte dos esforços para reduzir essas emissões, o setor está mobilizado em ampliar a utilização do sustainable aviation fuel (SAF).

Em 2023, foram consumidas entre 450 mil e 500 mil toneladas de SAF, com um custo elevado de US$ 2.500 por tonelada ou seja, 2,8 vezes o custo do combustível tradicional.

Apesar disso, a IATA estima que o consumo de SAF poderá aumentar para 0,5% do total em 2024.

Saiba mais: Aprovada resolução com regras para a compensação da emissão de CO2 em voos internacionais

CORSIA: Esquema de Compensação para o setor Aéreo 

O carbon offsetting and reduction scheme for international aviation (CORSIA), concebido para estabilizar as emissões da aviação internacional, estima que serão gastos US$ 600 milhões em 2024.

CORSIA consiste em três fases:

  • uma fase piloto (2021-2023),
  • uma primeira fase voluntária (Fase I, 2024-2026)
  • uma segunda fase obrigatória (Fase II, 2027-2035).

Apesar de preocupações com a “determinação política para alcançar emissões de carbono net zero até 2050”, a IATA indica empenho contínuo do setor.

Os passageiros expressam elevada confiança neste compromisso.

Com 82% acreditando ser o objetivo certo e 76% confiando na capacidade de voar de forma sustentável.

Importante mencionar que no dia 13 de junho, ocorre  a consulta pública da Comissão Europeia sobre sua Diretiva 2003/87.

Sobre regras para calcular os requisitos de compensação no âmbito do CORSIA para emissões até 2026.

Saiba mais: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Envolvimento da Guiana e Brasil no setor áereo

Recentemente, Guiana e Brasil estiveram nos noticiários relacionados ao CORSIA.

Destacando seu papel e participação ativa no esquema.

A participação desses países reforça o compromisso global em estabilizar e reduzir as emissões de carbono na aviação internacional.

As mudanças profundas na aviação, impulsionadas por CORSIA e pelo aumento do uso de SAF, demonstram um setor empenhado em alcançar a sustentabilidade e reduzir seu impacto ambiental.

Saiba mais: Tesla poderá vender créditos de carbono na Coreia do Sul

Formas de reduzir emissões e a BR ARBO

Um exemplo significativo de projeto de crédito de carbono é o Projeto Mejuruá.

O projeto visa a redução de emissões através de práticas de manejo sustentável na Amazônia.

Este projeto, localizado no Brasil, contribui para a sequestro de carbono.

Além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

A iniciativa Mejuruá reflete a importância de integrar benefícios ambientais e sociais.

Demonstrando como projetos de carbono podem apoiar a conservação da biodiversidade e melhorar a qualidade de vida nas regiões envolvidas.

Por Ana Carolina Ávila

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