A Estratégia Nacional para o Hidrogênio do Governo Federal da Alemanha é uma iniciativa ambiciosa que visa aumentar a capacidade de eletrolisadores domésticos.
Para pelo menos 10 GW até 2030, partindo de apenas 0,057 GW em 2022.
Este aumento significativo é parte de um esforço mais amplo para tornar o hidrogênio mais acessível. E utilizável na descarbonização da indústria, energia e transporte.
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Hidrogênio na Alemanha
A Alemanha está profundamente envolvida no desenvolvimento de cadeias de valor nacionais, europeias e internacionais para o hidrogênio.
Participando ativamente do Important Project of Common European Interest (IPCEI) Hydrogen programme.
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O financiamento de 24 projetos alemães de hidrogênio IPCEI, que incluem mais de 2.700 quilômetros de rede de gasodutos.
Mais de 3,2 GW de capacidade de produção e quase 370 GWh em capacidade de armazenamento.
Demonstra o compromisso da Alemanha e de outros seis Estados-Membros da União Europeia em avançar com a infraestrutura necessária para suportar a cadeia de suprimento.
A demanda por hidrogênio na Alemanha está projetada para aumentar dos atuais 55 terawatts-hora (TWh) para 95-130 TWh até 2030. Os portos terão um papel crucial como pontos de importação de hidrogênio, facilitando a transição energética do país.
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BR ARBO e suas iniciativas
Este cenário alemão pode ser comparado a iniciativas em outras partes do mundo, como o projeto de reflorestamento da BR ARBO na Amazônia.
Ambos os projetos exemplificam abordagens inovadoras para a mitigação das mudanças climáticas e a transição para fontes de energia sustentáveis.
Enquanto a Alemanha investe em infraestrutura, o Projeto Mejuruá contribui com créditos de carbono e conservação florestal.
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Destacando a importância de soluções diversificadas para enfrentar os desafios ambientais globais.
Por Ana Carolina Ávila