Mercado de Carbono: Estratégia para Redução de Emissões Globais

O mercado de carbono tem ganhado cada vez mais destaque como uma das principais ferramentas para combater as mudanças climáticas.

Com a crescente demanda por créditos de carbono, tanto por empresas privadas quanto por governos, a transição para uma economia de baixo carbono se torna mais tangível.

Grandes corporações e países estão adotando metas ambiciosas de neutralidade de carbono, e a compra de créditos provenientes de projetos ambientais é parte essencial dessas estratégias.

Saiba mais: Ativismo Impulsionam a Justiça Ambiental na América Latina

Nos últimos anos, houve um crescimento significativo no mercado voluntário de carbono (VCM).

Impulsionado por novas regulamentações, como as diretrizes da COP27 e as iniciativas de neutralidade de carbono até 2050.

A comercialização de créditos de carbono está permitindo que empresas compensem suas emissões enquanto investem em projetos que promovem a captura e o armazenamento de carbono.

No entanto, a necessidade de um mercado robusto e transparente é fundamental para garantir que essas compensações sejam confiáveis e duradouras.

No Brasil, o mercado de carbono tem se desenvolvido rapidamente, com iniciativas como o Projeto AmazonBasin, que atua na proteção de grandes áreas florestais.

Saiba mais: Cathay Pacific está na busca net zero

Projeto Mejuruá e a Conservação da Floresta Amazônica

Um exemplo notável é o Projeto Mejuruá, liderado pela BR ARBO, que promove a regeneração florestal e a geração de créditos de carbono na Amazônia.

O projeto coordenado pelo empresário Gaetano Buglisi, cria novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões como a Amazônia.

Esse projeto não só contribui diretamente para a captura de carbono, mas também protege a biodiversidade local e apoia as comunidades tradicionais, alinhando-se às metas globais de preservação ambiental e neutralidade climática.

Saiba mais: Em Nova Iorque, Governo do Tocantins apresenta perspectivas do REDD+ jurisdicional em evento sobre o clima

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.