Nelsinho Trad lidera reunião para conservação da Amazônia

Recentemente, o Parlamento Amazônico (Parlamaz) e o Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) se reuniram no Congresso Nacional sob a liderança do senador Nelsinho Trad.

A reunião teve como objetivo discutir avanços na conservação da Amazônia e novas abordagens.

A reunião enfatizou a necessidade de tornar o Parlamaz um parlamento institucional, semelhante ao Parlamento do Mercosul, para melhorar a cooperação regional.

Em agosto do ano passado, a cúpula amazônica assinou a Declaração de Belém, que marcou um avanço significativo nesse sentido.

Saiba mais: Bboxx Recebe Certificação Gold Standard para Créditos de Carbono

Debates sobre a conservação da Amazônia

Foi estabelecido a criação de um grupo de trabalho para definir as regras de funcionamento do Parlamaz e sua relação com a OTCA.

Ao reativar o Parlamaz e buscar maneiras de acompanhar as negociações diplomáticas sobre o assunto, o senador Trad teve um papel importante nesse processo.

Representantes do Ministério das Relações Exteriores destacaram durante a reunião que o governo brasileiro está comprometido com a agenda de cooperação amazônica e que apoiam a institucionalização do Parlamaz.

No entanto, alguns foram críticos, como a deputada Silvia Waiãpi, que denunciou a segregação que os povos amazônicos enfrentam em nome do progresso econômico.

Além disso, durante a reunião foi apresentada a “Grande Cruzada Verde”, uma iniciativa que visa unir os oito países que abrangem a Amazônia para plantar quatro milhões de árvores nativas até 22 de abril de 2024.

A ação visa promover a conservação ambiental e lutando contra as alterações climáticas. O Instituto Caucus Brasil apoia a iniciativa, também ajuda grupos parlamentares a discutir conservação e produção sustentável.

Saiba mais: Sustentabilidade e Investimentos na Amazônia em Destaque na Expomeat 2024

Projeto Mejuruá avança na Amazônia

O Projeto Mejuruá é uma abordagem inovadora de reflorestamento na Amazônia, dedicada à recuperação de áreas degradadas e à geração de créditos de carbono.

Através do plantio de espécies nativas, o projeto não só contribui para a mitigação das mudanças climáticas, mas também ajuda a restaurar ecossistemas essenciais para a biodiversidade.

Além de seus objetivos ambientais, o projeto de Gaetano Buglisi se destaca por sua forte ênfase na participação das comunidades locais, que são capacitadas para engajar-se em práticas de manejo sustentável.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.