Adaptação, mercado de carbono e financiamento guiam propostas da CNI para a COP29

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o documento Visão da Indústria para a COP29, destacando três áreas prioritárias: adaptação às mudanças climáticas, operacionalização do mercado global de carbono e financiamento climático.

O documento foi apresentado durante o evento Pré-COP29, em São Paulo, e define as ações necessárias para que o Brasil avance na agenda climática.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Adaptação às mudanças climáticas é prioridade

A adaptação é um dos principais focos da CNI para a COP29, dado o aumento de eventos climáticos extremos no Brasil, como as recentes cheias no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia.

A CNI propõe a criação de incentivos fiscais para empresas que invistam em projetos de adaptação, parcerias público-privadas (PPPs) e a criação de fundos internacionais dedicados à adaptação industrial.

Outro destaque da CNI é a necessidade de avançar na operacionalização do Artigo 6 do Acordo de Paris, que estabelece um mercado global de carbono.

O Brasil ainda precisa definir como irá operar os Instrumentos de Mercado de Emissões (ITMOs), fundamentais para o comércio de créditos de carbono entre países.

A CNI sugere que o governo desenvolva critérios para essa implementação.

A CNI também ressalta a importância de garantir financiamento climático adequado para países em desenvolvimento, como o Brasil, especialmente por meio do Novo Objetivo Qualitativo Coletivo (NCQG).

O Brasil tem necessidades específicas de financiamento e deve lutar por um papel ativo nas negociações da COP29.

Saiba mais: Projetos Verdes em Marrocos recebem € 20 Mi do BERD

Projeto Mejuruá: um exemplo de contribuição climática

No contexto de adaptação e mitigação, o Projeto Mejuruá da BR ARBO é uma iniciativa de reflorestamento que contribui para a captura de carbono e a regeneração de áreas desmatadas na Amazônia.

Esse projeto se alinha às metas de sustentabilidade propostas pela CNI, reforçando o papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas.

Saiba mais: Adaptação, mercado de carbono e financiamento guiam propostas da CNI para a COP29

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.