Cafeicultura brasileira é carbono negativo

Um estudo recente do Projeto Carbono, liderado pelo Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) e realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) em conjunto com a USP, revela que a cafeicultura brasileira é carbono negativo.

O levantamento, que analisou 40 fazendas de Minas Gerais, mostrou que, mesmo com práticas tradicionais, a produção de café sequestra mais carbono do que emite.

A pesquisa apontou um balanço de carbono de -1,63 toneladas de CO₂ equivalente por hectare ao ano.

Saiba mais: Preços de Carbono Atingem Recorde de US$ 104 Bi em 2023

Boas práticas contribuem para carbono negativo

Quando adotadas boas práticas agrícolas, como o uso eficiente de fertilizantes e a manutenção da cobertura do solo, o sequestro de carbono é ainda mais expressivo.

Em fazendas que adotaram essas técnicas, o balanço negativo foi de 10,5 toneladas de CO₂ equivalente por hectare ao ano.

Isso mostra o potencial da cafeicultura em contribuir significativamente para a mitigação das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade de forma sustentável.

O professor Carlos Eduardo Cerri, da Esalq/USP, responsável pelo estudo, destacou que a combinação de práticas como a manutenção da poda e o uso de coberturas vegetais entre as fileiras de café são essenciais para maximizar o sequestro de carbono no solo e na planta.

Saiba mias: Investimento de US$ 25 Mi em Remoção de Carbono

Relacionamento com o Projeto Mejuruá

A cafeicultura sustentável e o sequestro de carbono se alinham diretamente com iniciativas de reflorestamento, como o Projeto Mejuruá, que busca recuperar áreas degradadas na Amazônia.

Assim como o café, o projeto foca no sequestro de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a regeneração de áreas críticas.

Contribuindo para a preservação ambiental e a economia de baixo carbono.

Saiba mais: Cafeicultura brasileira é carbono negativo

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.