China está fazendo uma transição verde

Recentemente, Wei Quan, Yipu Li e Xun Li, do escritório de advogados Han Kun, relatam que a China fez grandes progressos no desenvolvimento dos seus mercados financeiros verdes, à medida que o país se esforça para realizar uma transição verde.

Nos dias de hoje, a China apresenta dificuldade de equilibrar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento da economia verde.

Em 2020, foi anunciado que o país chegaria à meta de carbono zero em 2030. Contudo, deve-se refletir se a posição atual do país permitiria isso.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o financiamento verde tem como objetivo aumentar o nível dos fluxos financeiros (da banca, do microcrédito, dos seguros e do investimento) dos sectores público, privado e sem fins lucrativos para as prioridades de desenvolvimento sustentável.

A China é uma das pioneiras na promoção da economia verde. O bando chines junto com outros ministérios emitiu em 2016 as Diretrizes para o Estabelecimento do Sistema Financeiro Verde.

Saiba mais: Taxas Globais de Desmatamento continuam a Alarmar

Futuro da transição verde na China

As ferramentas que são utilizadas pela China para transacionar para uma economia mais verde são os títulos verdes e crédito verde.

O Catálogo de Projetos Endossados de Títulos Verdes (Edição de 2021) emitido pelo Banco Popular da China (PBOC), em abril de 2021 é uma medida significativa para promover o financiamento verde na China.

Este catálogo representa uma atualização importante do Catálogo de Projetos Apoiados por Títulos Verdes, lançado em 2015, e está em conformidade com os padrões internacionais para identificação de projetos ambientalmente sustentáveis.

Saiba mais: Plano Integrado de Reformas para a Promoção do Progresso Ecológico

Projetos que impactam o mundo, Projeto Mejuruá

Assim como a China, o Brasil também está crescendo no mercado de créditos de carbono. Um exemplo disso é o projeto Mejúrua da BR ARBO, o que comercializa créditos de carbono originários de uma reserva na Amazônia.

O aumento consistente nos desembolsos de crédito verde pelos bancos comerciais nos últimos anos é um sinal positivo do compromisso crescente com a sustentabilidade financeira.

Quando mais investidores, empresas e instituições financeiras reconhecem a importância de considerar os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), é provável que o financiamento verde tenha sua relevância reconhecida.

Para atingir seu potencial máximo, a China deve melhorar a regulamentação nas finanças verdes, reforçar as informações, impulsionar o mercado de crédito de carbono e se alinhar aos padrões internacionais. 

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.