Como os créditos de carbono contribuem para o Financiamento Climático

Atualmente, o mercado voluntário de créditos de carbono está crescendo no mundo todo. Cada vez mais os agentes econômicos percebem a necessidade de desenvolver a economia de forma sustentável.

Além de contribuirem para a construção de uma economia mais consciente com o meio ambiente, esses créditos estão sendo responsáveis pelo cumprimento de metas nas agendas climáticas.

As metas das agendas climáticas de diferentes países começaram a ser elaboradas durante o Acordo de Paris.

Esse acordo, acorreu em 2015, ele firmou o compromisso mundial de reduzir a emissão de gases efeito estufa. O principal objetivo era manter o aumento da temperatura média da Terra abaixo dos 2 ºC.

Saiba mais: Países árabes investem em infraestrutura para captura de carbono

Papel dos créditos de carbono na descarbonização

Os países em desenvolvimento enfrentam desafios para conter a mudança climática, pois sua capacidade de ação é limitada pela dívida, desigualdade e pobreza.

Os créditos de carbono podem ter um papel importante nesse contexto. Os créditos de carbono transferem capital dos países desenvolvidos para onde os fundos são necessários nos países em desenvolvimento, de acordo com as análises do Ecosystem Marketplace.

Por exemplo, compradores na Europa e na América do Norte compraram a maioria dos créditos de carbono no mercado voluntário em 2019.

No entanto, mais de 90% dos créditos vendidos em 2022 vieram de projetos fora dessas regiões. Isso mostra que os créditos de carbono podem ajudar as empresas a descarbonizar.

As emissões globais ainda são significativas, apesar dos avanços. Em 2022, empresas baseadas na ciência conseguiram abordar apenas uma parte das emissões de escopo 1 e 2, que equivalem a aproximadamente 2 GtCO2.

Não estão incluídas as emissões de escopo 3, que podem representar mais de 70% das emissões de uma organização. O mercado de créditos de carbono voluntários pode se expandir para compensar essas emissões.

Embora o mercado voluntário de créditos de carbono tenha sido de aproximadamente US$ 2 bilhões em 2022, os analistas prevêem um crescimento substancial até 2030. Uma variedade de instituições prevê um mercado de até US$ 250 bilhões.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Disponibilidade de créditos de carbono no Brasil

Os créditos de carbono já são comercializados no território brasileiro e podem ser uma iniciativa que contribua para que o Brasil cumpra todas as metas em sua agenda climática.

A BR ARBO, está realizando um projeto na Amazônia que prevê a proteção do ecossistema da região.

Esse projeto pode contribuir para a redução das emissões brasileiras, considerando a importância da Amazônia na regulação do clima mundial.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.