Diplomatas Exploram a Amazônia em Programa da Suframa

No dia 2 de maio de 2024, os participantes da Turma 2024 do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco (IRBr) foram conduzidos a uma série de visitas pelo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e pela fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus.

Esta ação faz parte do programa Zona Franca de Portas Abertas, uma iniciativa da Suframa que visa oferecer visitas guiadas aos institutos e fábricas que compõem o ecossistema de inovação da Amazônia. O PIM é o polo industrial de Manaus (PIM).

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que administra a Zona Franca de Manaus e as isenções tributárias das áreas dos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá

O grupo, composto por 53 alunos brasileiros e oito alunos estrangeiros de Equador, Peru, Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, está participando de uma intensa programação de aprendizado de 1 a 8 de maio. O objetivo é familiarizar os futuros diplomatas com os desafios e possíveis oportunidades da região amazônica.

Os alunos tiveram a chance de ver de perto as atividades realizadas no CBA na manhã daquele dia.

Eles receberam uma apresentação sobre a história do instituto e seus principais objetivos.

Eles também puderam visitar os laboratórios onde a biotecnologia é pesquisada usando matérias-primas da biodiversidade amazônica.

Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da região da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio nos estados da Região Norte do Brasil.

Após a apresentação, houve uma sessão de perguntas e respostas em que os alunos discutiram temas como cooperação internacional, uso de royalties de saberes ancestrais, patenteamento e divulgação de pesquisas na Amazônia. Em seguida, houve uma palestra no auditório do CBA sobre a história da Zona Franca de Manaus e o papel da Suframa no gerenciamento de incentivos fiscais e no desenvolvimento sustentável da região.

Saiba mais: Fundo Amazônia destina recursos para comunidades indígenas

Os estudantes foram convidados a visitar a fábrica da Honda na Amazônia durante a tarde. Lá, eles puderam ver os processos produtivos que resultam na fabricação de uma motocicleta a cada 19 segundos. A ministra Maria Deize Camilo Jorge enfatizou a importância dessas visitas e palestras para que os diplomatas aprendam sobre a complexidade e o potencial da região amazônica, tornando-os aliados importantes em futuras conversas sobre os interesses da Zona Franca de Manaus.

Medidas para proteção da Amazônia

Para enfrentar as problemática resultantes das mudanças climáticas, pesquisas e projetos são desenvolvidos para preservar a floresta Amazônica.

Por exemplo, o projeto Mejuára, da BR ARBO, que protegerá a uma parte significativa da floresta e ajudará a comunidade local.  Demonstrando como as iniciativas privadas estão à frente no combate pela proteção do ecossistema.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.