Emissões Grab e GoTo seguem caminhos opostos

Recentemente, duas maiores empresas de transporte privado do Sudeste Asiático, Grab e GoTo, mostraram tendências opostas em suas emissões.

A demanda crescente pelos serviços da Grab levou a um aumento significativo nas emissões da empresa.

Enquanto a GoTo conseguiu reduzir suas emissões através de melhorias operacionais.

Crescimento e Emissões da Grab

De acordo com o último relatório de sustentabilidade, a Grab, com sede em Singapura, viu suas emissões de carbono aumentarem 21% em 2023.

Este aumento foi impulsionado por um crescimento de 30% na receita, que refletiu a recuperação pós-Covid-19.

As emissões totais da Grab subiram de 2,04 milhões de toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) em 2022 para 2,47 milhões tCO2e em 2023.

A empresa também revisou suas emissões de anos anteriores. Corrigindo um erro que havia inflacionado suas emissões de 2022 em 64%.

Os detalhes do aumento nas emissões da Grab incluem:

  • Escopo 1: Emissões diretas aumentaram 142%.
  • Escopo 2: Emissões de eletricidade adquirida cresceram 15%.
  • Escopo 3: Emissões da cadeia de valor aumentaram 20%, representando mais de 95% do perfil de emissões da empresa.

Isso que dizer que as emissões diretas (escopo 1) tiveram um grande aumento. As emissões indiretas de energia (escopo 2) como eletricidade, aquecimento e resfriamento, cresceram pouco.

Já todas as outras emissões indiretas (escopo 3)  que ocorrem na cadeia de valor da empresa, são as que mais contribuem para suas emissões.

Apesar do aumento nas emissões totais, a intensidade das emissões por viagem diminuiu: 2,1% para serviços de mobilidade e 8,2% para serviços de entrega.

Saiba mais: Efeito estufa: entenda as diferenças entre os escopos 1, 2 e 3

Redução de Emissões da GoTo

Em contraste, a GoTo, proprietária da aplicação indonésia Gojek, reportou uma redução de 11% em suas emissões de carbono em 2023.

Caindo de 976.953 tCO2e para 872.632 tCO2e.

Esta redução foi atribuída principalmente a melhorias de roteamento e eficiência operacional da Tokopedia, plataforma de e-commerce da GoTo.

Aspectos específicos da redução incluem:

  • Bens e Serviços Adquiridos: Queda de 12%.
  • Bens de Capital: Redução de 64%.

No entanto, as emissões de Escopo 2 da empresa aumentaram 27%.

Desde que começou a reportar suas emissões em 2021, a GoTo tem se esforçado para reduzir suas emissões. Através da eletrificação de veículos, uso de energia renovável e otimização de rotas.

Saiba mais: Ilhas Salomão comercializam créditos de carbono

Metas de Sustentabilidade das empresas

Ambas as empresas estabeleceram metas ambiciosas de sustentabilidade.

A Grab almeja neutralidade de carbono até 2040.

Reconhecendo os desafios devido à infraestrutura limitada de veículos elétricos e dependência de combustíveis fósseis na região.

Já a GoTo, estabeleceu a meta de “emissões zero” até 2030.

E teve sua meta de descarbonização aprovada pela iniciativa Science Based Targets em dezembro de 2021.

A Grab foi criticada por um grupo ambientalista malaio por cobrar uma taxa de compensação de carbono de seus clientes. Utilizando um esquema de créditos de carbono na Indonésia, considerado ineficaz.

Ambas as empresas continuam a enfrentar desafios significativos em suas jornadas de descarbonização.

Especialmente na redução das emissões de Escopo 3.

Caminhos para reduzir as emissões

Empresas podem reduzir suas emissões ao comprarem créditos de carbono de projetos de descarbonização.

Isso aumenta o fluxo de capital para projetos sustentáveis.

Um exemplo é o Mejuruá, liderado por Gaetano Buglisi, que comercializa créditos de descarbonização de uma floresta no Brasil.

Saiba mais: Grab emissions jump in 2023 as GoTo carbon footprint shrinks  

Por Ana Carolina Ávila

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