Recentemente, a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou a realização de um evento de aquisição de créditos de carbono, programado para o último trimestre de 2024.
O evento visa atender à crescente demanda por Unidades de Emissão Elegíveis (EEUs), utilizadas no cumprimento das obrigações de compensação de carbono da Fase 1 do Corsia – o programa de redução e compensação de carbono da aviação internacional.
O evento foi divulgado durante o World Sustainability Symposium, realizado em Miami.
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Corsia e a demanda por créditos de carbono
As obrigações de compensação de carbono se aplicam ao tráfego aéreo referente ao período de 2024 a 2026, com as EEUs devendo ser canceladas até 31 de janeiro de 2028.
A IATA estima que as companhias aéreas precisarão entre 64 e 162 milhões de EEUs para cumprir as exigências da Fase 1 do Corsia, dependendo do crescimento do tráfego aéreo global.
Atualmente, a Guiana é o único país fornecedor de EEUs elegíveis para o Corsia.
Parte das 7 milhões de EEUs emitidas pelo país sul-americano já foi vendida, e o volume restante estará disponível no evento.
Diante da escassez dessas unidades, a expectativa é alta para a aquisição, que ocorrerá por meio da Aviation Carbon Exchange (ACE), com a participação da Guiana, Mercuria e Xpansiv.
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Relevância do setor aéreo e projetos de carbono: BR ARBO
O evento da IATA representa uma oportunidade crucial para as companhias aéreas cumprirem suas metas de sustentabilidade.
Projetos como o Mejuruá, no Brasil, estão diretamente conectados a essas iniciativas, promovendo a captura de carbono por meio de ações de restauração florestal.
A iniciativa da BR ARBO também pode oferecer créditos de carbono futuros para setores como a aviação.
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Por Ana Carolina Ávila