Islândia entra no mercado de obrigações verdes

A Islândia, recentemente, deu o passo de entrar no mercado de obrigações verdes. Esse processo começou em 2020 com a criação de um grupo de trabalho para investigar alternativas de financiamento sustentável.

Após muitas discussões, foi decidido que seria construído um sistema de financiamento que atenda às metas do governo e seja sustentável.

O país europeu é conhecido por suas paisagens exuberantes, situado em uma ilha vulcânica, as atividades vulcânicas, movimento glaciar e a ação antropológica contribuíram para a degradação do ecossistema.

As obrigações verdes ou green bond podem ser compreendidas como instrumentos de renda fixa emitidos com o objetivo de enfrentar as mudanças climáticas e facilitar soluções ambientais.

Saiba mais: Obrigações Verdes

Desenvolvimento do mercado de obrigações verdes da Islândia

O plano inicialmente era para 2022, mas foi adiado por causa de preocupações com o mercado após a guerra na Ucrânia e mudanças ministeriais em 2023.

A Islândia optou por emitir obrigações verdes para manter sua presença e reputação internacional, apesar de não depender muito dos mercados internacionais de capitais.

A introdução das obrigações verdes foi um sucesso absoluto. O BNP Paribas liderou a transação, que atraiu mais de 7 bilhões de euros de 270 investidores, superando em muito a oferta inicial de 750 milhões de euros.

A Islândia teve sucesso porque não era comum em mercados de capitais e tinha um forte compromisso com a sustentabilidade.

Uma agência de avaliação de sustentabilidade chamada Cícero concedeu ao quadro de financiamento sustentável da Islândia a classificação mais alta de “verde escuro”.

Como resultado, os investidores ficaram mais interessados em ver o país comprometido com práticas ambientais e sociais sustentáveis.

A Islândia não precisará de muito dinheiro para projetos verdes nos próximos anos, mas seu quadro de financiamento sustentável permite a emissão de obrigações verdes sobre temas sociais, azuis e de gênero.

Saiba mais: The Green Bond Framework 

Mercado de obrigações verdes no Brasil: BR ARBO

No Brasil, o mercado de títulos verdes está crescendo cada vez mais. Esse comportamento no mercado demonstra uma mudança positiva na visão dos investidores que estão procurando títulos que asseguram responsabilidade ambiental.

Um exemplo dessa responsabilidade com o meio ambiente é o projeto Mejurúa da BR ARBO. O projeto permite a comercialização de créditos de carbono, ao mesmo tempo que protege uma parte da floresta Amazônica.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.