UNIDROIT divulga estudo sobre natureza jurídica créditos de carbono

Recentemente, a segunda Reunião do Grupo de Trabalho sobre a Natureza Jurídica dos Créditos de Carbono na UNIDROIT, chega ao fim.

Depois de começar na segunda-feira, 22 de abril de 2024,  na sede da UNIDROIT em Roma, o instituto e o World Bank Group examinaram a natureza jurídica dos créditos voluntários de carbono. 

O Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado (UNIDROIT) é uma organização intergovernamental independente.

O instituto estuda o direito comercial entre Estados e grupos de Estados e formula instrumentos, princípios e regras jurídicas uniformes para atingir esses objetivos.

A UNCITRAL, uma agência que contribui para o desenvolvimento de modelos jurídicos internacionais relacionados ao comércio e investimentos, também se interessou pela iniciativa.

Saiba mais: Voluntary Carbon Credits 

Diferença entre créditos de carbono verificados e não verificados

Para aumentar a precisão e evitar confusões, o termo “créditos de carbono voluntários” foi substituído por “créditos de carbono verificados emitidos por verificadores de padrões de carbono independentes”.

É fundamental distinguir entre os créditos de carbono verificados e não verificados, pois nem todos são iguais.

Créditos de carbono verificados passam por uma avaliação rigorosa conduzida por terceiros confiáveis para garantir a autenticidade das reduções de emissões de carbono declaradas pelo projeto. Essa verificação aumenta sua credibilidade e confiança, tornando-os mais valiosos no mercado e mais aceitos pelos reguladores

Por outro lado, os créditos não verificados carecem desse selo de aprovação externo, o que pode resultar em uma percepção de maior risco e menor valor de mercado.

Saiba mais: Investidores do Reino Unido demandam investimentos verdes

Mejuruá e créditos de carbono

A BR ARBO, por exemplo, está desenvolvendo um projeto de comercialização de créditos de carbono em uma reserva na Floresta Amazônica.

Alinhando o desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental.

O projeto Mejuruá contribui para a conservação da floresta e proporciona oportunidades para as comunidades locais.

Mostrando que a colaboração entre setores é essencial para garantir um futuro sustentável para a Amazônia e seus habitantes.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.