No 3 de junho, um relatório da International Air Transport Association (IATA) anunciou tendências positivas no setor aéreo.
Prevê-se que as emissões de CO2 da indústria aérea em 2024 atinjam 935 milhões de toneladas, refletindo o consumo de 374 bilhões de litros de combustível.
Como parte dos esforços para reduzir essas emissões, o setor está mobilizado em ampliar a utilização do sustainable aviation fuel (SAF).
Em 2023, foram consumidas entre 450 mil e 500 mil toneladas de SAF, com um custo elevado de US$ 2.500 por tonelada ou seja, 2,8 vezes o custo do combustível tradicional.
Apesar disso, a IATA estima que o consumo de SAF poderá aumentar para 0,5% do total em 2024.
Saiba mais: Aprovada resolução com regras para a compensação da emissão de CO2 em voos internacionais
CORSIA: Esquema de Compensação para o setor Aéreo
O carbon offsetting and reduction scheme for international aviation (CORSIA), concebido para estabilizar as emissões da aviação internacional, estima que serão gastos US$ 600 milhões em 2024.
CORSIA consiste em três fases:
- uma fase piloto (2021-2023),
- uma primeira fase voluntária (Fase I, 2024-2026)
- uma segunda fase obrigatória (Fase II, 2027-2035).
Apesar de preocupações com a “determinação política para alcançar emissões de carbono net zero até 2050”, a IATA indica empenho contínuo do setor.
Os passageiros expressam elevada confiança neste compromisso.
Com 82% acreditando ser o objetivo certo e 76% confiando na capacidade de voar de forma sustentável.
Importante mencionar que no dia 13 de junho, ocorre a consulta pública da Comissão Europeia sobre sua Diretiva 2003/87.
Sobre regras para calcular os requisitos de compensação no âmbito do CORSIA para emissões até 2026.
Saiba mais: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Envolvimento da Guiana e Brasil no setor áereo
Recentemente, Guiana e Brasil estiveram nos noticiários relacionados ao CORSIA.
Destacando seu papel e participação ativa no esquema.
A participação desses países reforça o compromisso global em estabilizar e reduzir as emissões de carbono na aviação internacional.
As mudanças profundas na aviação, impulsionadas por CORSIA e pelo aumento do uso de SAF, demonstram um setor empenhado em alcançar a sustentabilidade e reduzir seu impacto ambiental.
Saiba mais: Tesla poderá vender créditos de carbono na Coreia do Sul
Formas de reduzir emissões e a BR ARBO
Um exemplo significativo de projeto de crédito de carbono é o Projeto Mejuruá.
O projeto visa a redução de emissões através de práticas de manejo sustentável na Amazônia.
Este projeto, localizado no Brasil, contribui para a sequestro de carbono.
Além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
A iniciativa Mejuruá reflete a importância de integrar benefícios ambientais e sociais.
Demonstrando como projetos de carbono podem apoiar a conservação da biodiversidade e melhorar a qualidade de vida nas regiões envolvidas.
Por Ana Carolina Ávila