SBTi permite uso de Créditos de Carbono para Escopo 3

Recentemente, a Science Based Targets Initiative (SBTi) decidiu permitiu o uso de créditos de carbono para compensar as emissões de Escopo 3.

A SBTi é uma organização que permite que empresas e instituições financeiras desempenhem o seu papel no combate à crise climática, e essa decisão foi vista de diferentes formas pela população.

Escopo 3 é um tipo de emissões de gases efeito estufa, originadas de operações comerciais por fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente por uma organização. São conhecidas como emissões de cadeia de valor.

As reações à decisão da Science Based Targets Initiative (SBTi) de permitir o uso de créditos de carbono para compensar as emissões de Escopo 3 foram variadas.

Saiba mais: Sustentabilidade e Investimentos na Amazônia em Destaque na Expomeat 2024

Debates sobre uso de créditos de carbono no escopo 3

Alguns questionam a falta de clareza sobre as barreiras de proteção para garantir a qualidade dos créditos, apesar da declaração da SBTi de que não se envolverá na validação dos créditos de carbono.

O Greenpeace Internacional e outros grupos defensores do meio ambiente consideram a decisão antiquada.

Eles enfatizam que, em vez de depender de compensações de carbono duvidosas, as emissões precisam ser reduzidas de forma concreta.

Por outro lado, a We Mean Business Coalition vê a medida como uma chance para as empresas reduzirem as emissões de suas cadeias de valor através do investimento e da inovação.

A presidente-executiva da coalizão enfatizou que as barreiras de proteção criadas pelo SBTi garantirão mais ações climáticas.

A Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA) vê a decisão como um passo prático para as empresas se envolverem em ações climáticas, enquanto a Carbon Market Watch diz que as empresas podem melhorar seu desempenho climático apenas no papel, sem reduzir as emissões.

Alguns funcionários da SBTi pediram a renúncia do CEO da empresa devido à controvérsia sobre a decisão.

Saiba mais: Xpansiv divulga aumento de transações no VCM

Créditos de carbono da BR ARBO

O Projeto Mejuruá é uma iniciativa da BR ARBO focada no reflorestamento da Amazônia, voltada para a recuperação de áreas degradadas e a geração de créditos de carbono.

Através do plantio de espécies nativas, o projeto busca não apenas sequestrar carbono, mas também restaurar a biodiversidade local e promover a saúde dos ecossistemas.

Um de seus principais objetivos é envolver as comunidades ao redor, capacitando-as em práticas sustentáveis e criando oportunidades de emprego que fortalecem a economia regional

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.