Taxonomia classifica investimentos verdes de Hong Kong

Recentemente, a Taxonomia para Finanças Sustentáveis de Hong Kong foi lançada pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA).

Este sistema visa classificar e definir atividades econômicas que são ambientalmente sustentáveis para promover os investimentos verdes. 

O sistema tem como objetivo facilitar a tomada de decisão e promover o financiamento verde.

A HKMA afirma que essa taxonomia fornece uma estrutura padronizada para rotular produtos financeiros de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental.

Os investidores podem identificar e apoiar atividades que têm um impacto positivo no meio ambiente, ao mesmo tempo em que evitam atividades que têm um impacto negativo.

Saiba mais: Primeira fábrica de biodiesel na Bolívia

Como a taxonomia impacta os investimentos verdes

A taxonomia é um esquema de classificação de todas as estruturas criadas por um mercado, a fim de facilitar a localização, compartilhamento e monitoramento da performance da sua estratégia de conteúdo.

Nesse cenário, a taxonomia está classificando as atividades econômicas dentro das finanças verdes. Essa ação da HKMA pode facilitar os investimentos verdes. 

A nova taxonomia de Hong Kong começou com doze atividades econômicas divididas em quatro setores.

Ele planeja expandir para incluir mais setores e atividades, como atividades de transição.

Saiba mais: Países árabes investem em infraestrutura para captura de carbono

A abordagem da taxonomia se baseia em uma série de princípios fundamentais.

Eles incluem conformidade com o Acordo de Paris, provas de lavagem verde, interoperabilidade com outras taxonomias, uso de critérios cientificamente baseados e reconhecimento da importância dos conceitos de Salvaguardas Sociais Mínimas (MSS) e Não Causar Dano Significativo (DNSH).

Iniciativas para investimentos verdes: BR ARBO

O Projeto Mejuruá se destaca como uma iniciativa crucial de reflorestamento na Amazônia, combinando a recuperação de áreas degradadas com a geração de créditos de carbono.

Ao contribuir para a captura de emissões e a restauração da biodiversidade, o projeto fortalece o papel da bioeconomia como motor de desenvolvimento sustentável.

Além dos benefícios ambientais, o projeto de Gaetano Buglisi engaja as comunidades locais, promovendo práticas sustentáveis que geram renda e preservam os recursos naturais.

Por Ana Carolina Ávila

Fale Conosco

Entre em contato com a BR Arbo e
obtenha mais informações sobre o
nosso trabalho.

br_arbo

Matriz:
Av. Julio de Castilhos, nº 44, 14º Pavimento, Bairro Centro Histórico,
Porto Alegre/RS, CEP 90030-130

CNPJ: 04.310.918/0001-98

Filial:

Estrada do Gavião s/nº – Zona Rural – Fazenda Santa Rosa do Tenquê  – Carauari/AM – CEP nº 69500-000 

CNPJ: 04.310.918/0002-79

2018. Todos os direitos reservados.