Tesla poderá vender créditos de carbono na Coreia do Sul

Recentemente, a Tesla alcançou um marco significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade e expansão global.  O motivo por trás dessa acontecimento foi a aprovação do Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul para comercializar créditos regulatórios de emissões automotivas, também conhecidos como créditos de carbono.

Esse desenvolvimento significativo não apenas oferece à gigante dos veículos elétricos novas oportunidades de negócios, mas também indica uma integração mais profunda dos veículos elétricos no mercado sul-coreano, refletindo os esforços cooperativos para um futuro mais sustentável.

Com base nas taxas de penalidade por emissões atuais, os créditos de carbono da Tesla na Coreia do Sul estão avaliados em cerca de US$ 145 milhões. Para cumprir os regulamentos ambientais do país, esses créditos de aproximadamente 4 milhões de gramas/km oferecem à empresa uma oportunidade lucrativa de vendê-los a outros fabricantes de automóveis.

Essa aprovação faz parte de um esforço mais amplo da Coreia do Sul para alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. O país tem metas ambiciosas para aumentar o uso de veículos ecológicos.

Os créditos de carbono ajudam a Coreia do Sul a cumprir suas metas

A Coreia do Sul tem como objetivo adquirir 2,8 milhões de veículos elétricos sustentáveis até 2025, incluindo veículos elétricos movidos a bateria (BEV), veículos elétricos com célula de combustível e híbridos.

Isso é apenas o início, pois há planos ainda mais ambiciosos para atingir 7,85 milhões de veículos ecológicos até 2030. Isso representaria uma mudança significativa: até 2030, 30% de todos os veículos na Coreia do Sul serão alimentados por eletricidade e impressionantes 83% dos novos veículos vendidos no mesmo ano serão modelos ecologicamente corretos.

Esses objetivos não são apenas aspirações simbólicas; em vez disso, eles demonstram um compromisso real com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a transição para uma economia mais ecologicamente consciente.

A Coreia do Sul estabeleceu regulamentos rígidos que exigem que os fabricantes de automóveis mantenham as emissões médias de GEE abaixo de um padrão para alcançar essas metas. Aqueles que não cumprem esses padrões são penalizados com dinheiro, o que leva as pessoas a procurar soluções alternativas, como a compra de créditos de carbono.

No entanto, a entrada da Tesla no mercado de créditos de carbono da Coreia do Sul foi um desafio. A partir do início, a empresa teve que lidar com problemas regulatórios que limitaram sua participação a fabricantes de automóveis, vendendo mais de 4.500 carros anualmente desde 2009.

No entanto, a Tesla Coreia conseguiu mudanças regulatórias em 2021 graças à sua perseverança e apoio. A aprovação do Ministério do Meio Ambiente, que foi concedida no início deste ano após um processo colaborativo com outras agências do governo, foi o último obstáculo.

A Tesla agora tem a oportunidade de participar do comércio de créditos de carbono na Coreia do Sul, o que é uma conquista significativa. Em 2023, a Tesla ganhou US$ 1,79 bilhão com a venda de créditos de carbono, sendo esta a primeira incursão no mercado da empresa.

No primeiro trimestre de 2024, essa fonte de receita representou 38,6% do lucro líquido da empresa. Essa aprovação fortalece a posição da Tesla como líder no setor de veículos elétricos e ajuda a definir seus planos para o futuro.

Além dos créditos de carbono, a linha de veículos elétricos da Tesla, particularmente o Modelo Y, está obtendo sucesso na Coreia do Sul. Em março de 2024, a popularidade do Modelo Y levou a Tesla a se tornar o segundo maior importador de veículos do país, superando marcas tradicionais como a Mercedes-Benz.

Saiba mais: Model Y

Créditos de carbono são a resposta para uma economia mais sustentável

A autorização da Tesla para negociar créditos de carbono na Coreia do Sul constitui um marco importante em seu caminho de crescimento e sustentabilidade. O compromisso da empresa com a inovação e liderança em questões ambientais é demonstrado por superar os desafios regulatórios e garantir a aprovação do governo.

A Tesla está desempenhando um papel importante na redução das emissões de veículos automotores e na promoção de um futuro mais sustentável e verde ao participar ativamente do comércio de créditos de carbono.

Assim como a Tesla, a BR ARBO vai comercializar créditos de carbono provenientes de uma reserva na Amazônia. Esse tipo de créditos de carbono é conhecido como créditos de carbono florestal, e eles são equivalentes a quantidade de GEE que as reservas são capazes de sequestrar.

Por Ana Carolina Ávila

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